Questão 136 da Bandeira do Brasil do ENEM 2020

A fabricação da Bandeira Nacional deve obedecer ao descrito na Lei n. 5.700, de 1º de setembro de 1971, que trata dos Símbolos Nacionais. No artigo que se refere às dimensões da Bandeira, observa-se: “Para cálculos das dimensões, será tomada por base a largura, dividindo-a em 14 (quatorze) partes iguais, sendo que cada uma das partes será considerada uma medida ou um módulo (M). Os demais requisitos dimensionais seguem o critério abaixo:

Comprimento será de vinte módulos (20 M); A distância dos vértices do losango amarelo ao quadro externo será de um módulo e sete décimos (1,7 M); O raio do círculo azul no meio do losango amarelo será de três módulos e meio (3,5 M).” BRASIL, Lei n. 5.700, de 1° de setembro de 1971.

Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 15 set. 2015.

A figura indica as cores da bandeira do Brasil e localiza o quadro externo a que se refere a Lei n. 5.700. 

Um torcedor, preparando-se para a Copa do Mundo e dispondo de cortes de tecidos verde (180 cm x 150 cm) e amarelo (o quanto baste), deseja confeccionar a maior Bandeira Nacional possível a partir das medidas do tecido verde.

Qual a medida, em centímetro, do lado do menor quadrado de tecido azul que deverá ser comprado para confecção do círculo da bandeira desejada?

A) 27

B) 32

C) 53

D) 63

E) 90


E aí, galera, você mandou bem na questão 136 da bandeira do Brasil no Enem2020 da Prova Azul de Matemática? Leia o enunciado acima e depois aperte o play para resolver comigo.

Curtiu? Deixa um comentário.

E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Matemática para o Enem, para o vestibular, para o concurso ou para a faculdade, acesse o site do Matemática Rio e conheça meus planos e cursos. Espero você!


SAIBA MAIS

👉 ENEM: 5 passos para entender e detonar na prova mais esperada do ano
👉 Enem 2020 – Resolução de questões da prova de Matemática
👉 Questão 163 do HARRY POTTER do ENEM 2020

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube.

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta