Oi, aluno, tudo bem?
Neste post, vamos estudar um pouco sobre arcos e ângulos: o que são, como medi-los em diferentes unidades e qual é a relação entre eles.
Então, vem comigo!
Arcos e ângulos: o que são?
Antes de tudo, vamos definir os conceitos de arco e ângulo. Ângulo é a união de duas semirretas que têm uma origem em comum, que chamamos de vértice do ângulo. Já o arco geométrico é uma das partes de uma circunferência delimitada por dois pontos. Caso os dois pontos coincidam, temos um arco nulo ou um arco de uma volta. Mas, afinal, qual é a relação entre os dois conceitos?
A relação entre arco e ângulo é que usamos este último para medir o tamanho (em angular) do primeiro, e também para achar seu comprimento (medida linear). Vamos a um exemplo para entendermos melhor.
Considere um ponto A sobre uma circunferência de raio r e centro O. Deslocando-se o ponto A sobre a circunferência, ele percorre uma distância ℓ ao mesmo tempo que gira um ângulo α em torno do centro O. O movimento do ponto A descreve uma circunferência de medida α e comprimento ℓ.
Como toda grandeza precisa de uma unidade de medida, o α (medida angular) é medido em graus ou radianos. Já o ℓ é mensurado com grandezas lineares, como centímetros, metros, quilômetros, e outros.
Algo que você precisa lembrar é que o arco está sempre ligado ao ângulo central: ou seja, todo arco de circunferência tem a mesma medida do ângulo central que o subtende. Por exemplo, o arco AB acima tem como medida o ângulo central AÔB que mede α.
Ah, e não se esqueça que o comprimento de uma circunferência é dado pela equação:
C = 2.𝜋.R
Medida de um arco
Existem duas formas de medir um arco: com graus ou radianos.
Medida em graus
Quando dividimos a circunferência em 360 partes iguais, teremos 360 arcos. Cada arco desses tem 1 grau (1º). Assim, uma circunferência possui 360º, meia circunferência, 180º, um terço de circunferência, 120º, e assim por diante.
Medida em radiano
O radiano é a unidade de medida de um ângulo que corresponde ao ângulo central subtendido por um arco de circunferência em que seu comprimento seja igual ao raio desta circunferência. Veja a imagem para entender melhor:
Assim, é possível mostrar, utilizando a fórmula do comprimento de uma circunferência, que a medida em radianos de uma circunferência é 2.𝜋.rad, e meia circunferência é 𝜋.rad.
Graus vs. radianos
Para converter graus em radianos e fazer o oposto, é só considerarmos que:
𝜋.rad = 180º
Então, para converter para radianos, basta usar regra de 3.
Vamos aplicar em um exemplo:
90º graus em radianos é:
180º → 𝜋.rad
90º → x
180x = 90𝜋.rad
x = 90𝜋.rad/180
x = 𝜋.rad/2
Comprimento de um arco
Como eu disse, quando medimos o comprimento de um arco, a unidade de medida é a mesma do raio, centímetros, metro, milímetro e outros. Sabendo que em uma volta completa a medida do arco é 2.rad e o comprimento é 2.R, podemos fazer a seguinte relação:
MEDIDA DO ARCO | COMPRIMENTO DO ARCO |
2.𝜋 | 2.𝜋.R |
α | ℓ |
Em que:
α é a medida de um arco em radianos
ℓ é o comprimento de um arco
R é a medida do raio da circunferência
2.𝜋 / α = 2.𝜋.R / ℓ
ℓ = α.2.𝜋.R / 2𝜋
ℓ = α.R
Vamos a um exemplo para entendermos melhor:
Medir, em radianos, o arco AB contido em uma circunferência de raio 3 centímetros e cujo comprimento 4,5 centímetros.
α = ?
ℓ = 4,5 cm
R = 3 cm
ℓ = α.R
4,5 = α.3
α = 1,5 rad
Então, o arco mede 1,5 rad.
–
É isso aí, aluno! Espero que você tenha entendido um pouco melhor sobre arcos e ângulos. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Matemática para o Enem, para o vestibular, para o concurso ou para a faculdade, acesse o site do Matemática Rio e conheça meus planos e cursos. Espero você!
SAIBA MAIS
👉 ENEM: 5 passos para entender e detonar na prova mais esperada do ano
👉 MMC e MDC – Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum
👉 Baixe agora: 10 temas que caem todos os anos no ENEM
Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube.