Encceja: Como funciona

Pensando em fazer o Encceja 2022? O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma alternativa para jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos, mas desejam ter um diploma do ensino fundamental ou médio. Neste ano, a prova vai ser aplicada no dia 28 de agosto (domingo).

Neste post, vamos ver como é a prova do Encceja, suas características e como se preparar. Acompanhe!

Como é a prova?

O Encceja é aplicado pelo Inep, mesmo órgão que aplica o Enem. Diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio, porém, a prova é realizada em apenas um dia, mas em dois turnos: de manhã (das 9h às 13h) e até a noite (das15h30 às 20h30).

E não se trata de uma avaliação simples: são nada menos do que 120 questões objetivas e uma redação.

Inscrições para o Encceja 2022

Devido à pandemia, o Inep ainda não divulgou a data de inscrição para o Encceja 2022. Geralmente, isso acontece no mês de maio. Para se inscrever, basta acessar o site do Encceja e preencher os dados requisitados: dados pessoais, certificação (ensino médio ou fundamental) e a cidade de realização da prova.

Em seguida, é necessário responder a um questionário socioeconômico e informar os dados para contato (e-mail e telefone). Importante destacar que o Encceja é gratuito, ou seja, não é preciso entrar com pedido de isenção de taxa de inscrição nem nada do tipo. O exame está disponível para todos os candidatos que estejam na faixa etária exigida pelo Inep.

Quem pode fazer o Encceja 2022?

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não puderam concluir seus ensinos. As regras são as seguintes:

  • Certificado do ensino fundamental: acima de 15 anos;
  • Certificado do ensino médio: acima de 18 anos;

Além disso, os candidatos não podem ter certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

O que cai no Encceja 2022?

As disciplinas que serão cobradas no exame são as seguintes:

Prova para Ensino Fundamental:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física;
  • História e geografia.

Prova para Ensino Médio:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias.

Repare que cada prova tem quatro campos do conhecimento. Cada um deles tem seu próprio caderno, ou seja, são 30 questões de cada disciplina.

Quais são os critérios de aprovação?

Para ser aprovado no Encceja 2022 e ter direito ao diploma do ensino fundamental ou médio, o candidato deve acertar ao menos 100 questões e precisa tirar pelo menos 5 na Redação, que vale de 0 a 10.

Lembrando que o aluno aprovado no Encceja pode, posteriormente, realizar o Enem para tentar uma vaga no ensino superior!

Como se preparar?

Além de estudar os principais conceitos de cada disciplina, a melhor maneira de se preparar para o Encceja 2022 é praticando. Para isso, recomendo fazer as provas dos anos anteriores, o que vai dar uma boa noção do estilo de questão e do conteúdo cobrado.

O acesso às provas e ao gabarito é livre: clique aqui para ver os exames de 2006 a 2020.


É isso aí, aluno! Espero que você tenha entendido melhor como funciona o Encceja. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Matemática para o Enem, para o vestibular, para o concurso ou para a faculdade, acesse o site do Matemática Rio e conheça nossos planos e cursos. Espero você!

SAIBA MAIS
👉 Geometria na prova de matemática do Encceja

👉 Questões de razão, proporção, regra de três e porcentagem na prova de matemática do Encceja 
👉 O que mais cai na prova de Matemática do Encceja 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, se inscreva no meu canal do Youtube e me siga no Instagram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta