Fala meus alunos! Tudo bem com vocês? Percebaa! No post de hoje, trago para você alguns exercícios resolvidos sobre equação do 2º grau. Acompanhe e bons estudos!
Questão 1
(Enem) A temperatura T de um forno (em graus centígrados) é reduzida por um sistema a partir do instante de seu desligamento (t = 0) e varia de acordo com a expressão T(t) = -t² / 4 +400, com t em minutos. Por motivos de segurança, a trava do forno só é liberada para abertura quando o forno atinge a temperatura de 39°C.
Qual o tempo mínimo de espera, em minutos, após se desligar o forno, para que a porta possa ser aberta?
a) 19,0
b) 19,8
c) 20,0
d) 38,0
e) 39,0
RESOLUÇÃO:
Repare que o forno só pode ser aberto quando a temperatura está em 39 ºC. Portanto, T(t) = 39. Dessa forma:
T(t) = -t² / 4 +400
39 = -t² / 4 +400
-t² / 4 = 39 – 400
-t² / 4 = -361
-t² = -361 . 4
-t² = -1444
t = √1444
t = 38
RESPOSTA: D
Questão 2
(Fatec) Se a equação x² – 10x + k = 0 tem uma raiz de multiplicidade 2, então o valor de k é
a) 100
b) 25
c) 5
d) 1
e) 0
RESOLUÇÃO
Note que o enunciado nos traz que a raiz de multiplicidade é 2. Para que isso aconteça, a equação precisa ter uma única solução, ou seja, Δ = 0. Dessa forma, devemos calcular o valor de Δ na equação dada, considerando que a = 1, b = -10 e c = k.
Δ = b² – 4 . a . c
Δ = (-10)² – 4 . 1 . k
Δ = 100 – 4k
Como Δ = 0, então temos:
100 – 4k = 0
100 = 4k
k = 100 / 4
k = 25
RESPOSTA: B
Questão 3
(PUC-Rio) As duas soluções de uma equação do 2° grau são – 1 e 1 / 3. Então a equação é:
a) 3x² – x – 1 = 0
b) 3x² + x – 1 = 0
c) 3x² + 2x – 1 = 0
d) 3x² – 2x – 2 = 0
e) 3x² – x + 1 = 0
RESOLUÇÃO:
Para fazer o caminho inverso, ou seja, para descobrirmos a equação de 2º grau a partir das raízes, devemos lembrar que:
(x – S1) . (x – S2) = 0
onde S1 e S2 são as raízes que nos foram dadas no enunciado.
Assim:
(x – (- 1)) . (x – (1 / 3)) = 0
(x + 1) . (x – (1 / 3)) = 0
x² – (1 / 3)x + x – 1 / 3 = 0
x² + (2 / 3)x – 1 / 3 = 0
Note agora que basta multiplicar essa equação por 3 para chegarmos a uma resposta:
3x² + 2x – 1 = 0
RESPOSTA: C
Questão 4
(UEL) A soma de um número racional não inteiro com o dobro do seu inverso multiplicativo é 33 / 4. Esse número está compreendido entre:
a) 5 e 6
b) 1 e 5
c) 1/2 e 1
d) 3/10 e 1/2
e) 0 e 3/10
RESOLUÇÃO:
Para começar, vamos chamar de x o número cujo valor temos que descobrir. Seu inverso, portanto, é 1 / x. O enunciado nos diz que a soma x com o dobro do seu inverso multiplicativo é 33 / 4. Dessa forma:
x + 2 . 1 / x = 33 / 4
(4x² + 8 = 33x) / 4x
4x² – 33x + 8 = 0
Agora que temos uma equação de 2º grau em mãos, vamos utilizar a fórmula de Bhaskara:
Δ = b² – 4 . a . c
Assim:
Δ = (-33)² – 4 . 4 . 8
Δ = 1089 – 128
Δ = 961
Substituindo em Bhaskara:
x = – (-33) ± √961 / 2. 4
x = 33 ± 31 / 8
x’ = 64 / 8
x’ = 8
x” = 2 / 8
x” = 1 / 4
Agora, sim: encontramos as duas raízes da equação. No entanto, repare que o enunciado pede apenas um número racional não inteiro. Portanto, devemos descartar o 8, por se tratar de um número inteiro. Nossa resposta, então, será o x”, que é 1/4 ou 2,5.
RESPOSTA: E
Questão 5
(Enem) Um laticínio possui dois reservatórios de leite. Cada reservatório é abastecido por uma torneira acoplada a um tanque resfriado. O volume, em litros, desses reservatórios depende da quantidade inicial de leite no reservatório e do tempo t, em horas, em que as duas torneiras ficam abertas. Os volumes dos reservatórios são dados pelas funções V1(t) = 250t³ – 100t + 3000 e V2(t) = 150t³ + 69t + 3000.
Depois de aberta cada torneira, o volume de leite de um reservatório é igual ao do outro no instante t = 0 e, também, no tempo t igual a
a) 1,3 h.
b) 1,69 h.
c) 10,0 h.
d) 13,0 h.
e) 16,9 h.
RESOLUÇÃO:
Para que o volume seja igual, temos que considerar:
V1(t) = V2(t)
250t³ – 100t + 3000 = 150t³ + 69t + 3000
Isolando t, teremos:
250t³ – 150 t³ – 100t – 69t = 3000 – 3000
100t³ -169t = 0
t (100t² – 169) = 0
Sabemos que o resultado de uma multiplicação é zero quando um dos fatores também é zero. Logo, ou t = 0 (conforme o enunciado) ou 100t² – 169 = 0. Considerando a segunda opção, chegamos a:
100t² – 169 = 0
100t² = 169
t = ±√169 / 100
t = ±13 / 10
t = ±1,3
Como t representa tempo e essa grandeza só pode ser positiva, então t = 1,3.
RESPOSTA: A
É isso aí, aluno! Espero que você tenha compreendido melhor como é o estilão das questões de equação do 2º grau que você pode encontrar por aí. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Matemática para o Enem, para o vestibular, para o concurso ou para a faculdade, acesse o site do Matemática Rio e conheça nossos planos e cursos. Espero você!
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Aqui é a Aline Xavier, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.