Interpretação de gráficos e tabelas para o Enem

Neste post, vamos falar de interpretação de gráficos e tabelas para o Enem. Esse aspecto é tão importante que é uma das competências do exame, que trata da interpretação de informações de natureza científica e social obtida a partir de gráficos e tabelas.

Tipos de gráficos

Vamos conhecer os principais tipos de gráficos, pois isso nos ajudará na interpretação das informações para resolver as questões do Enem

Gráfico de segmento ou de linhas

Veja a imagem:

Este tipo de gráfico é muito simples e nos ajuda a avaliar o crescimento ou decrescimento de alguma coisa ao longo do tempo. Como todos os gráficos, temos dois eixos: vertical e horizontal. Em geral, o eixo horizontal traz o intervalo de tempo, enquanto o vertical traz a informação numérica.

Gráfico de barras

Gráficos de barras geralmente são utilizados para fazer comparações entre dois tipos de informações. Neste caso acima, trata-se da relação entre o estado e o percentual de votos.

Gráfico de setores (pizza)

Neste tipo de gráfico, vamos utilizar muito os ângulos. Afinal, ele é representado em uma circunferência, em que cada setor corresponde a um ângulo. Em alguns casos, será útil utilizarmos a regra de três, uma vez que sempre podemos comparar com 100% = 360º.

Tabela

As tabelas não trabalham com eixos, mas com linhas e colunas. Devemos cruzar as informações para entendê-las.

Exercícios do Enem com gráficos e tabelas

QUESTÃO 1

O termo agronegócio não se refere apenas à agricultura e à pecuária, pois as atividades ligadas a essa produção incluem fornecedores de equipamentos, serviços para a zona rural, industrialização e comercialização dos produtos.

O gráfico seguinte mostra a participação percentual do agronegócio no PIB brasileiro:

Esse gráfico foi usado em uma palestra na qual o orador ressaltou uma queda da participação do agronegócio no PIB brasileiro e a posterior recuperação dessa participação, em termos percentuais. Segundo o gráfico, o período de queda ocorreu entre os anos de

a) 1998 e 2001.

b) 2001 e 2003.

c) 2003 e 2006.

d) 2003 e 2007.

e) 2003 e 2008.

RESOLUÇÃO:

Parece que tem pegadinha, mas não tem. Essa é uma daquelas questões que você está proibido de errar. Trata-se de um gráfico de linhas simples de ser interpretado. Veja que o gráfico é decrescente no período de 2003 a 2006.

RESPOSTA: C


QUESTÃO 2

Um investidor inicia um dia com x ações de uma empresa. No decorrer desse dia, ele efetua apenas dois tipos de operações, comprar ou vender ações. Para realizar essas operações, ele segue estes critérios:

I. vende metade das ações que possui, assim que seu valor fica acima do valor ideal (Vi);

II. compra a mesma quantidade de ações que possui, assim que seu valor fica abaixo do valor mínimo (Vm);

III. vende todas as ações que possui, quando seu valor fica acima do valor ótimo (Vo).

O gráfico apresenta o período de operações e a variação do valor de cada ação, em reais, no decorrer daquele dia e a indicação dos valores ideal, mínimo e ótimo.

Quantas operações o investidor fez naquele dia?

a) 3

b) 4

c) 5

d) 6

e) 7

RESOLUÇÃO:

Vamos analisar este gráfico de linhas. Note que o investidor começou o dia com x ações, que logo tiveram uma alta, ultrapassando o Vi. Nesse caso, ele vai vender metade das suas ações (x/2).

Em seguida, veja que as ações caem, cenário em que ele não faz nada. Porém, logo elas caem abaixo de Vm. Como a questão nos informa, isso faz com que o investidor compre a mesma quantidade de ações que possui (x/2 + x/2 = x).

Logo após, as ações sobem e novamente ultrapassam Vi. Outra vez, ele vende metade (ficando de novo com x/2). Só que essas ações sobem tanto que ultrapassam Vo. Quando isso acontece, ele vende todas as suas ações (0).

Repare que, se ele tem 0 ações, não importa o que ele faça, continuará com 0. Então, as operações acabam neste ponto.

RESPOSTA: B


QUESTÃO 3

Uma pesquisa de mercado foi realizada entre os consumidores das classes sociais A, B, C e D que costumam participar de promoções tipo sorteio ou concurso. Os dados comparativos, expressos no gráfico, revelam a participação desses consumidores em cinco categorias: via Correios (juntando embalagens ou recortando códigos de barra), via internet (cadastrando-se no site da empresa/marca promotora), via mídias sociais (redes sociais), via SMS (mensagem por celular) ou via rádio/TV.

Uma empresa vai lançar uma promoção utilizando apenas uma categoria nas classes A e B (A/B) e uma categoria nas classes C e D (C/D).

De acordo com o resultado da pesquisa, para atingir o maior número de consumidores das classes A/B e C/D, a empresa deve realizar a promoção, respectivamente, via

a) Correios e SMS.

b) internet e Correios.

c) internet e internet.

d) internet e mídias sociais.

e) rádio/TV e rádio/TV.

RESOLUÇÃO:

Temos um gráfico de barras e, como vimos, geralmente ele é utilizado para comparações. Isso posto, a análise também é simples. Basta olhar a legenda e identificar quais categorias mais se destacam em cada segmento.

Repare que nas classes A/B, temos a internet como maior valor (40). E nas classes C/S, vemos que trata-se dos Correios (33).

RESPOSTA: B


Para aprender

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