Matemática Encceja: questões para treinar!

No dia 28 de agosto deste ano, será aplicado o Encceja. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma alternativa para jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos, mas desejam ter um diploma do ensino fundamental ou médio.

E como não poderia deixar de ser, Matemática é uma das disciplinas cobradas nesta prova. Por isso, nesta aula, vamos resolver juntos algumas questões de anos anteriores do Encceja para você já se acostumar com o estilo e a dificuldade do exame. Bom estudo!

Questões de Matemática para o Encceja

Questão 1

Uma empresa de beneficiamento de arroz fez cotação dos valores de compra e de revenda de uma saca desse produto, quantificou a perda que se tem no processo de beneficiamento e de empacotamento, e apresentou os resultados em um gráfico.

A quantidade de sacas de 60 kg de arroz que essa empresa deve comprar para que, após o processo de beneficiamento e empacotamento, consiga obter um lucro de R$ 3.200,00 é

a) 144.

b) 160.

c) 360.

d) 400.

RESOLUÇÃO:

A primeira coisa que devemos prestar atenção é que o enunciado fala em lucro, ou seja, tudo o que a empresa ganhou com a venda do item subtraído de tudo o que foi gasto durante o processo.

Repare que a empresa compra as sacas de arroz por 100 reais e as revende por 120 reais. Mas, além disso, há uma perda de 6 kg. Assim, ela não vai vender os 60 kg, mas apenas 54.

Veja que, se não houvesse nenhuma perda, a empresa teria 20 reais de lucro (compra por 100, vende por 120). Mas como ela vende apenas 54 kg devido à perda, então podemos determinar o valor de cada quilograma na hora da revenda.

Se 60 kg são vendidos a 120 reais, cada 1 kg vale 2 reais. E como há a perda de 6 kg, então a perda da empresa é de 12 reais em relação aos 20 que calculamos anteriormente. Então, o lucro da empresa é de 8 reais.

Bem, se em cada saca a empresa tem um lucro de 8 reais, para descobrirmos quantas seriam necessárias para obter um lucro de 3200 reais, basta dividir:

3200 / 8 = 400 sacas

RESPOSTA: D


Questão 2

Vários carros chegam a um cruzamento entre duas vias. A seta à frente de cada carro está informando se ele fará uma curva à direita, à esquerda ou se seguirá em frente após o cruzamento, conforme indicado na figura.

Depois que todos os carros passarem pelo cruzamento, uma configuração que fornece uma possível disposição na qual todos os carros apareçam nesse campo de visualização é:

RESOLUÇÃO:

Para esta questão, basta desenhar o que as setinhas nos indicam. Vamos começar de cima para baixo e da esquerda para a direita:

  • O primeiro carro (à esquerda, em cima) vai fazer uma conversão à esquerda (à nossa direita).
  • O segundo carro, vai virar à esquerda, indo em direção para cima.
  • O terceiro carro, que vem logo atrás dele, vai seguir adiante.
  • O primeiro carro mais abaixo vai virar à esquerda, enquanto o carro que vem atrás dele vai seguir reto (para cima) e o terceiro vai virar à direita.
  • Por fim, os carros da direita: o primeiro vai virar à esquerda (para baixo), o segundo vai seguir em frente e o terceiro vai virar a direita (para cima).

RESPOSTA: D


Questão 3

Um professor de química apresentou a seus alunos um tanque com 16 litros de uma mistura que continha 25% de álcool puro. O professor pediu aos alunos que acrescentassem álcool puro a essa mistura para obter uma nova mistura, agora com 50% de álcool puro.

Os alunos devem adicionar à mistura original uma quantidade de álcool puro, em litro, igual a

a) 4.

b) 8.

c) 12.

d) 16.

RESPOSTA:

A primeira coisa que temos que ter em mente é que 50% é igual à metade (1/2). Veja que o enunciado nos diz que temos 16 litros de mistura, sendo que 25% era de álcool. Vamos lembrar que 25% é igual à metade da metade (1/4). Então, se metade de 16 é 8, e a metade de 8 é 4.

Repare agora que, se testarmos as alternativas, podemos chegar à resposta:

a) Se adicionarmos 4 litros, teremos 20 no total, sendo 8 de álcool puro.

b) Se adicionarmos 8 litros, teremos 24 no total, sendo 12 de álcool puro. Chegamos à resposta, pois 12 é metade (50%) de 24!

RESPOSTA: B


Questão 4

Numa fazenda, o reservatório de água é abastecido utilizando-se uma bomba que retira água de um poço. Essa bomba tem a capacidade de bombear 12 litros de água por minuto.

Ela é automaticamente ligada quando restam no reservatório 150 litros de água e desligada após enchê-lo. Pode-se determinar a quantidade de água y, contida no reservatório, em função do tempo t, em minuto, que a bomba permanece ligada.

A função que relaciona a quantidade de água no reservatório com o tempo que a bomba permanece ligada é

a) y = 12t

b) y = 162t

c) y = 150 – 12t

d) y = 150 + 12t

RESOLUÇÃO:

Note que o reservatório nunca vai baixar de 150 litros, pois a bomba sempre começa a enchê-lo quando a água chega nesse nível. Então, a quantidade de água (y) pode ser escrita com base nos 150 litros que sempre vai ter e nos 12 litros de água que a bomba tem a capacidade de encher a cada minuto (t). Então:

y = 150 + 12 . t

RESPOSTA: D


Questão 5

No continente africano houve uma série de guerras e revoluções causadas por razões diversas (religiosas, étnicas, políticas e socioeconômicas, entre outras).

O quadro apresenta o número de mortos em conflitos armados bem como o de refugiados (isto é, de pessoas que conseguiram migrar de seu país de origem para outro devido a esses conflitos) em alguns países da África, em determinado período da história.

DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.

Dentre os países com mais de 400 000 refugiados, o que apresenta o menor número de mortos, de acordo com os dados apresentados, é

a) Moçambique.

b) Ruanda.

c) Serra Leoa.

d) Sudão.

RESOLUÇÃO:

Veja que só vamos analisar os países que só têm mais de 400 mil refugiados. Ou seja, de cara já cortamos Serra Leoa, Burundi, Moçambique e Angola. Dentre os que sobraram, veja o que o Sudão é o que tem menor número de mortos.

RESPOSTA: D


É isso aí, aluno! Espero que você tenha compreendido melhor como é o estilo das questões que você pode encontrar no Encceja.

Para ver a resolução de mais questões do exame, assista à aula abaixo:

Se quiser ajuda para melhorar seu nível de Matemática para o Enem, para o vestibular, para concurso ou para a faculdade, acesse o site do Matemática Rio e conheça nossos planos e cursos. Espero você!

SAIBA MAIS
👉 Operações aritméticas fundamentais no Encceja

👉 Conteúdos de matemática que mais são cobrados na prova do Encceja
👉 Preparatório Encceja do Procopio: Questões mais fáceis

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, se inscreva no meu canal do Youtube e me siga no Instagram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta