Nos livros Harry Potter, um anagrama do nome do personagem “TOM MARVOLO RIDDLE” gerou a frase “I AM LORD VOLDEMORT”. Suponha que Harry quisesse formar todos os anagramas da frase “I AM POTTER”, de tal forma que as vogais e consoantes aparecessem sempre intercaladas, e sem considerar o espaçamento entre as letras. Nessas condições, o número de anagramas formados é dado por:
a) 9!
b) 4!5!
c) 2⋅(4!5!)
d) 9!/2
e) 4!5!/2
E aí, galera, você mandou bem na questão 163 do Harry Potter no Enem 2020 da Prova Azul de Matemática? Leia o enunciado acima e depois aperte o play para resolver comigo.
Curtiu? Deixa um comentário.
E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Matemática para o Enem, para o vestibular, para o concurso ou para a faculdade, acesse o site do Matemática Rio e conheça meus planos e cursos. Espero você!
SAIBA MAIS
👉 ENEM: 5 passos para entender e detonar na prova mais esperada do ano
👉 Enem 2020 – Resolução de questões da prova de Matemática
👉 Questão 136 da BANDEIRA DO BRASIL do ENEM 2020
Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube.